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Usando o Google Meu Negócio ao seu favor



- por Self Service Lavanderia


Um estudo feito pela WebEstratégica em parceria com o SEMRush identificou que a segunda maior fonte de tráfego das lojas online é orgânico, por onde o Google representa 98% das escolhas. Segundo a Rock Content, 8 a cada 10 usuários da internet utilizam o Google. A força das pesquisas dessa plataforma tornou-se uma realidade cotidiana da população, e o Google Meu Negócio se tornou a principal ferramenta por onde um empreendedor pode começar a ter presença nela. Integrada junto ao Google Maps, o Google Meu Negócio (GMN), também conhecido como Google Business, mostra as principais informações de sua empresa em um formato de perfil dentro da própria pesquisa, em posição privilegiada, no topo. Algo indispensável quando se trata do segmento de lavanderias self service que, por representarem um novo nicho de mercado no Brasil, precisam atuar com comunicação assertiva aos moradores mais próximos e também aos diferentes públicos-alvo, como vimos anteriormente aqui.


Para quem começou a empreender há pouco tempo, o GMN representa um gigantesco recurso, também por ainda ser gratuito. O Google busca trabalhar com integridade na prestação de informações aos usuários, e o Google Meu Negócio acaba sendo um de seus grandes pilares nesta busca. Se você ainda não desenvolveu um perfil de GMN para sua lavanderia de autosserviço, mãos à obra.


O Google Meu Negócio compreende um conjunto de informações que você pode disponibilizar aos seus clientes, tais quais:


  • Localização;

  • Horários de funcionamento (personalizados mesmo em feriados ou dias em que estão fechados);

  • Rotas (Directions) via Google Maps;

  • Website;

  • Telefone para contato;

  • Informe de movimento de acordo com horário;

  • Fotos de sua lavanderia self service;

  • Informes de seu negócio em geral.

Através dele, os seus clientes poderão interagir e também fornecer informações, sugestões e críticas, dentre as quais figuram-se:


  • Avaliações (de 1 a 5 estrelas)

  • Comentários

  • Fotos

  • Informes gerais ao Google sobre o seu negócio

Basicamente, você irá contar à ferramenta sobre o que você vende, para qual público você vende, e em qual região você atua. Ideal para segmentação geográfica e captação de potenciais leads resisdenciais em um raio de quilômetros. Também ideal para uma sólida presença orgânica no Google, capaz de transmitir a seriedade de seu negócio para pessoas em qualquer parte da cidade, ou mesmo do país.



Estratégias


Para que sua lavanderia de autosserviço tenha relevância nas pesquisas do Google, o início de sua estratégia deve se dar pelo Google Meu Negócio. Ao criá-lo - procure utilizar um e-mail de sua empresa no Gmail - você terá acesso ao GMN através do botão "Perfil da Empresa", em sua própria conta do Google. Idealmente, a criação do GMN também deve vir antes de se criar as redes sociais ou e-mail marketing, para caso você deseje fidelizar os clientes de sua lavanderia. Caso você já os tenha, sem problemas. Foque no Google Meu Negócio, pois ele será a porta de entrada inclusive para o Google Adwords.


Comece informando os horários de funcionamento, endereço e insira as fotos do local. Tire boas fotos. Quanto mais profissional for a qualidade das imagens, melhor para os clientes. Instruções para o serviço de lavagem self service por parte deles também pode ajudá-lo na composição das fotos enviadas ao GMN.


Atualize sempre seu perfil: criou mais formas de contato? Irá fechar em algum feriado importante? Mudou-se de endereço? Está com alguma promoção relâmpago na semana? Informe sempre ao Google Meu Negócio. Manter seu perfil atualizado ajuda ao Google a mostrar informações de qualidade nas buscas.


Crie táticas de interação: você pode receber avaliações de seus clientes, e antever-se à isso pode ser uma boa tática de reforço de marca. Peça aos seus clientes por uma avaliação e, em caso de positiva, retribua-lhes com algum agradecimento em forma de descontos ou ações promocionais que reforcem laços com eles.


Responda sempre: recebeu uma avaliação negativa seguida por comentário crítico? Mantenha a calma. Comentários críticos podem ser muito construtivos e apontar para problemas os quais não se prestou atenção inicialmente. Responda cordialmente, agradeça, informe que irá avaliar o problema e em caso de tratativa, você pode entrar em contato com o cliente e pedir por uma reavaliação positiva.


Utilize vídeos: além das fotos, você pode inserir vídeos no GMN e mostrar aos seus clientes os funcionamentos das máquinas e ciclos de lavagens que julgar necessário. Lembre-se, quanto mais profissional as imagens, maior destaque você terá junto à percepção do cliente - não do Google, necessariamente.


Boas vendas!



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