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Alcançando as diferentes demografias de sua lavanderia (parte 1)

Você pode estar perdendo a atração de todas elas

- por Paul Russo, Glendale, Arizona (EUA).

- tradução por Self Service Lavanderia


Uma ótima localização; uma lavanderia grande e clean com máquinas modernas e de alto funcionamento; horas convenientes; e preços competitivos podem ser a base do sucesso da lavanderia self service. Mas e se você não está gabaritando todos os itens desta lista? Então, você poderá compensar um pouco apelando para os diferentes dados demográficos da sua área.


Como as lavanderias são abertas ao público, existem diferentes “fatias” da população às quais você pode recorrer. Sim, a grande maioria responderá favoravelmente ao formato de lavanderia automatizada que descrevi, mas esteja ciente de que não há “um tamanho universal”, isto é, que nem tudo aqui se aplica exatamente à todos.


Certos clientes respondem de maneiras diferentes dos demais, porque podem ter necessidades diferentes dos demais, e você pode estar perdendo a atração deles. Aqui estão algumas fatias demográficas da população para se conhecer:


Perfeccionistas, maníacos por limpeza ou "germófobos": Algumas pessoas se enquadram nessa categoria, especialmente hoje, devido a uma maior conscientização após o COVID-19. Mesmo antes da pandemia, oferecíamos aos clientes o uso de frascos de spray cheios de álcool isopropílico. Eles pulverizavam alegremente o interior de suas lavadoras, carrinhos de roupa e bancadas antes de usar o serviço. Ao desinfetar o que eles queriam, isso lhes dava uma sensação de controle e proteção.


Os clientes que eram lavadores de mãos habituais estavam basicamente presos à nós por essa pequena conveniência gratuita e por nossas pias limpas, banheiros limpos, bem como a lavanderia em geral.


O álcool isopropílico não é um artifício; realmente mata bactérias e vírus. Apenas certifique-se de obter os frascos com teor de 70%. Os resultados podem não ser tão eficazes se você obtiver uma porcentagem diferente - isto é, menor.


Clientes com grandes cargas de lavanderia — Se você deseja atrair famílias que têm "toneladas de roupas" verifique antes se você tem as arruelas e secadoras capazes de atender essas "toneladas"! As antigas máquinas para 25 quilos de roupas são boas, especialmente se você dispor de uma certa quantidade delas. Contudo, se você realmente quiser se destacar dos seus concorrentes, considere obter máquinas de 35 ou 45 quilos (nota da tradução: 80 pounds; 100 pounds, na medida de peso americana). E tenha os secadores para combinar, bem como grandes carrinhos de roupa.


Dica importante: Instale pelo menos dois destes "big boys" se você tiver o espaço, uma sala ou ambiente. Pois se você tiver apenas um e ele quebrar, emergência!


Uma grande máquina de lavar destaca sua lavanderia self service e oferece uma vantagem ótima para se anunciar e promover. Os clientes que usam essas máquinas geralmente vêm com caminhonetes ou veículos SUV's; portanto, seu estacionamento também deve poder acomodá-los.


Eu tinha alguns clientes que apareciam em vans, abriam a porta lateral e continuavam descarregando de oito a nove grandes sacos de roupa. Eles costumavam ir direto para minhas maiores lavadoras. Não era apenas porque estas máquinas eram as mais convenientes para usar, mas também porque eles sabiam que, no vis-à-vis da economia, grandes lavadoras lhes custavam menos.


Esses clientes passariam perto de 100 dólares a cada visita. Eles gostavam de vir quando as máquinas não estavam ocupadas, por isso horas prolongadas de funcionamento ajudaram para que eles tivessem suas necessidades atendidas com as máquinas desocupadas. Mesas grandes dobráveis também eram obrigatórias.


E os clientes que têm grandes cargas geralmente têm famílias grandes, por isso, vale a pena oferecer um Espaço Kidspara atrair seus filhos e mantê-los ocupados, para que os pais possam se concentrar apenas em lavar a roupa.


Subgrupos de clientes — Se você deseja preencher seus dias lentos (que para nós geralmente era uma quarta-feira), vale a pena oferecer um desconto naquele dia para idosos, militares e socorristas.


Clientes que trabalham em turnos alternativos — Muitas pessoas trabalham até mais tarde, ou mesmo em turnos alternativos. Você pode considerar abrir cedo, permanecer aberto até tarde ou mesmo estar aberto 24 horas.


Estar aberto o tempo todo não apenas atrai trabalhadores de turnos distintos, mas acredite ou não, você também fará mais negócios durante o dia. Por quê? Porque é mais fácil para as pessoas escolherem uma lavanderia self service de funcionamento de 24 horas por dia, 7 dias por semana, simplesmente com base na necessidade de não precisar memorizar ou procurar o horário de funcionamento. É sabido que as pessoas escolherão sempre o caminho de menor resistência. Estar aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, fornece a elas a simplicidade e a tranquilidade (e ainda elimina problemas ou possíveis brigas em horário de encerramento).


Todos os grupos étnicos são bem-vindos — Muitos bairros têm residentes de vários grupos étnicos atualmente. Os tempos de atendimento apenas a clientes de línguas inglesa ou espanhola estão acabando. Aprenda quais idiomas são falados no bairro de sua lavanderia e faça um esforço para acomodar esses grupos étnicos com alguns sinais multilíngues. (Uma de minhas operações de lavanderia self service tinha sinalização em inglês, espanhol, coreano, chinês, farsi e russo.)


Tente contratar uma mistura de pessoas que possam combinar com a composição étnica da sua região. As pessoas geralmente se sentem mais em casa apadrinhando uma loja onde há funcionários de seu próprio país ou origem. Pode ser etnocêntrico, mas essa é a natureza humana, então por que não trabalhar com isso? Apenas não exclua nenhuma outra etnia ou grupo que possa precisar de um emprego. Isso está errado e é ilegal.


Quando os chineses começaram a se mudar para os bairros de minhas operações de lavanderia na cidade de Nova York, eu pessoalmente tive problemas de comunicação. Eu sabia falar inglês, italiano e até um pouco de espanhol, mas nunca aprendi a falar chinês. Mesmo num "bom dia", os clientes chineses raramente me respondiam, mesmo sabendo que eu era o proprietário. Foi só quando eu contratei uma grande mulher chinesa que eles começaram a responder. Essa funcionária me disse que eles perguntavam se eu era um bom chefe, e ela disse que estava feliz em trabalhar para mim. Eis que, depois disso, eles não apenas me reconheceram, como começaram a sorrir para mim! Respondi aprendendo algumas frases simples em chinês e como contar dinheiro no idioma para elas; foi um ganha-ganha.


Para os clientes que falavam um idioma que ninguém na minha equipe poderia, poderíamos usar nossos telefones celulares para traduzir! Isso mudou o jogo e, é claro, os clientes se sentiram muito mais confortáveis em usar nossa lavanderia self.


Em breve, a parte 2.


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