EUA: pesquisa revela que operadores de lavanderia estão preocupados com a manutenção de equipamentos
Desafios nos últimos anos trazem questões de manutenção à tona
- por Matt Poe - American Laundry News - 11 de agosto de 2022
(traduzido em 24 de agosto de 2022 por Self Service Lavanderia - Vendpago)
A pandemia do Covid-19, paralisações, problemas na cadeia de suprimentos, mão de obra, inflação... uma coisa após a outra tornaram os negócios mais difíceis. E isso inclui a indústria de serviços de lavanderia, limpeza e conservação.
Uma área dentro do ramo das lavanderias que é de preocupação é a manutenção. É isso que os proprietários e gerentes de lavanderias indicam na pesquisa mais recente da American Laundry News Your Views.
Mais de 71% dos entrevistados indicam que suas operações prestam mais atenção à manutenção agora (especialmente a manutenção preventiva) do que no passado.
Quando perguntados sobre “qual é o seu grau de preocupação com o fato de sua operação não conseguir manter adequadamente seus equipamentos”, 42,9% dos entrevistados responderam “preocupados”.
Pouco mais de 34% estão “ligeiramente preocupados”, seguidos por “extremamente preocupados” (14,3%) e “nada preocupados” (8,6%).
Os dois principais desafios recentes que estão preocupando os operadores de lavanderias com a manutenção dos equipamentos? O custo de peças e insumos, assim como o custo de pessoal de manutenção e serviço (ambos 23,4%).
Estes são seguidos de perto por questões da cadeia de suprimentos (22,1%) e falta de pessoal (18,2%):
“Mudar constantemente o pessoal de produção muitas vezes leva a mais problemas a serem resolvidos por engenheiros que simplesmente não têm a vontade de aprender e a superar desafios como costumavam”, escreve um pesquisador. “Pessoas excelentes são difíceis de encontrar. A escassez de pessoal leva a mais horas de produção e menos tempo fora da fábrica para lidar com problemas".
“Nunca senti que existisse uma situação de retrocesso maior, como sinto hoje. Pareço caminhar debaixo d'água na maioria das semanas.”
“A maioria das lavanderias está mais preocupada com os esforços de produção e só fará manutenção de um equipamento quando ocorrer uma avaria”, escreve um entrevistado.
Quase 65% dos entrevistados dizem que suas lavanderias têm um cronograma para concluir as tarefas de manutenção, enquanto que 32,4%, não. Além disso, 55% dos entrevistados indicam que suas operações atualizaram o cronograma de manutenção de suas operações.
A área da lavanderia com a qual a maioria dos entrevistados se preocupa quando o assunto é manutenção? O corredor de lavagem (45,7%) seguido pelos finalizadores (25,7%).
Apenas 11,4% dos entrevistados estão preocupados com a manutenção das secadoras.
“O corredor de lavagem é mais importante para a operação da lavanderia”, escreve um pesquisador. “Sem ele, os demais equipamentos se tornam ociosos.”
Quando perguntados sobre os motivos dessas preocupações, as respostas dos entrevistados incluem:
Idade do equipamento.
Máquinas com a maioria de suas peças e correias móveis
Não há ajuda suficiente.
Problemas na cadeia de suprimentos.
Os prazos de entrega das peças aumentaram drasticamente.
Falta de pessoal interno treinado e representantes de serviço do fabricante.
Apenas a disponibilidade de peças (nossa manutenção das instalações sempre foi boa e a manutenção preventiva é programada).
Altas taxas de frete, disponibilidade dos eletrônicos e desafios de se contratar pessoas com fortes habilidades em solução de problemas mecânicos e elétricos.
Aumento no custo do gás natural. Problemas de fluxo de ar que podem causar problemas de desempenho. Se houver um incêndio devido a qualquer problema de manutenção ou acúmulo de fiapos, o reparo às vezes é impossível. Substituir é a resposta. Às vezes, isso se resume à simples disponibilidade de peças e seu custo em relação à substituição da máquina pelo mesmo preço.
Maior dificuldade de se obter fundos de capital para a substituição de equipamentos.
A química tratada por um terceiro: falta de conhecimento e informação.
O tempo que leva para se receber o serviço, devido à empresa contratada não ter agenda, bem como o tempo longo para se receber peças de reposição.
Para muitos entrevistados, é mais difícil realizar a manutenção hoje do que no passado (60,0%). Pouco mais de 30% dizem que não é diferente, enquanto 8,6% acham que é mais fácil atualmente. Algumas das razões que os entrevistados dão para a manutenção de suas lavanderias ser mais desafiadora nos dias de hoje incluem:
"A dificuldade de se conseguir pessoal de manutenção qualificado. Peças de reposição difíceis de se obter".
"O reparo sempre foi um problema neste local remoto".
"Desde a pandemia, a disponibilidade de técnicos para reparar equipamentos têm sido escassa".
"As peças custam mais, se você puder obtê-las".
"A eletrônica moderna ainda é um problema para uma lavanderia com poeira, temperatura e umidade".
"Tempo, peças, dinheiro e mão-de-obra qualificada... todas as coisas que estão em alta hoje".
"É difícil ter algumas das peças certas à mão. Se você tiver um problema enquanto estiver fazendo a manutenção preventiva, talvez seja necessário desligar a máquina por várias semanas ou meses para obter peças. Você tem que decidir se vale a pena o custo de tentar levar algo e esperar que não quebre outro componente ou perca a produtividade".
"As melhores práticas de confiabilidade e manutenção são uma nova cultura que levará tempo para ser implementada. Parece que a manutenção está melhorando, mas de acordo com os dados que coletei em um ano, nada mudou muito".
Análise da pesquisa:
A pesquisa da American Laundry News não é de teor científico, isto é, seu resultado serve para dar uma amostra superficial sobre um setor específico e quais os insights resultados desta amostragem. A abordagem realizada por esta publicação, nos EUA, englobou o setor de limpeza e conservação em geral - o que inclui desde os proprietários e gerentes das chamadas lavanderias "tradicionais", aos gestores das lavanderias industriais, OPL e cooperativas; com anos de mercado, e cujos serviços de lavagem, secagem e entrega de roupas ocorre mediante dias.
As reflexões trazidas aqui servem para que você sempre esteja atento às necessidades de sua lavanderia, seja ela em formato de lavanderia self service, tradicional ou industrial; e que manutenções preventivas podem evitar grandes problemas, sobretudo:
- falta de agenda emergencial por equipes de manutenção;
- possível falta de peças;
- problemas logísticos;
- manutenção emergencial que não resolve o problema;
- insatisfação dos clientes ao utilizarem o serviço de lavagem e secagem, e se depararem com uma falha instantânea de uma ou mais máquinas.
#lavanderia #selfservicelavanderia #lavanderiaselfservice #manutencaolavanderia #emprrendedorismo #americanlaundrynews #lavanderiaself
Comments