top of page

Eu consigo abrir uma lavanderia self service?

A dúvida é mais recorrente do que se pensa: afinal, eu (empreendedor) consigo abrir uma lavanderia automatizada? O que é necessário para conseguir operar uma?


Segundo o Sindilav - Sindicato Intermunicipal das Lavanderias de São Paulo - o Brasil possui cerca de 8.000 operações de lavanderias, sendo 75% destinadas ao consumidor final, e apenas 25% delas destinadas ao segmento industrial.


Dentro dos 75% incluem-se a novidade das chamadas lavanderias self service, ou lavanderias express, em que um usuário acaba escolhendo pela agilidade e praticidade do serviço, sobretudo pelas mudanças de hábito cada vez mais presentes na sociedade. Este modelo de franchising têm crescido muito, como apontam os últimos relatórios da ABF.


O que eu preciso?


Para abrir uma franquia ou modalidade de lavanderia self service, o empreendedor não necessita de experiência prévia no segmento. Entretanto, é ideal que detenha conhecimentos de administração de empresas e gestão de negócio, dado que irá trabalhar com a compra de equipamentos (as máquinas de lavar), manutenção dos equipamentos, manutenção do espaço (ponto comercial), o próprio fornecimento dos serviços de lavagem e secagem, bem como de atendimento ao consumidor - uma seara que abrange o próprio marketing.


É possível que o empreendedor obtenha seu investimento inicial - na faixa dos 100 a 150 mil reais - em um espaço que possa variar de 4 a 6 meses, a depender do fluxo de clientes e variáveis como a facilidade de acesso ao local, qualidade do serviço, qualidade no atendimento, entre outros.


E qual o meu trabalho se eu abrir uma lavanderia?


Você deverá:


- administrar fluxo de caixa,

- realizar atendimentos aos clientes,

- administrar fluxo e gestão dos colaboradores de seu negócio (se necessário),

- realizar a prospecção de clientes e possivelmente trabalhos de marketing,

- receber suporte da franqueadora e atender às orientações da franqueadora, se optar por uma.






Comments


bottom of page