Desenvolvendo outros negócios para coexistir com o autoatendimento (parte 1)
Dicas de Paulie B: como fazer isso sem interferir com os clientes principais de sua lavanderia de autoatendimento
Tradução por - Self Service Lavanderia.
GLENDALE, Arizona — Se você deseja maximizar a receita de sua lavanderia, os serviços de entrega, lavagem e secagem (do inglês "Wash, Dry, Fold", sigla WDF), coleta e entrega (do inglês "Pick Up and Delivery", sigla PUD) e trabalho comercial (remoção de fumaça, roupas de cama de restaurante, toalhas de cabeleireiro, etc.) são os fluxos de renda populares que muitos proprietários usam.
Você pode ganhar milhares de dólares por semana, mas como administrar seu espaço e não interferir com seus clientes de autoatendimento principais? Como não competir com eles por máquinas, mesas dobráveis, cestos e carrinhos?
Algumas lavanderias de autoatendimento que vi não têm escolha a não ser fazer PUD (coleta e entrega) ou trabalho comercial devido à forte concorrência por autoatendimento. Simplesmente não há clientes de autoatendimento suficientes para sustentar sua operação de lavanderia self service.
Se o seu volume de autoatendimento for irremediavelmente lento depois que você tentar aumentá-lo instalando novos equipamentos, limpando a aparência do ambiente e garantindo estacionamento adequado para clientes, você terá que fazer algum tipo de trabalho de manutenção. A parte boa é que você não tem muitos clientes para "bater carrinhos", por assim dizer, isto é, não atrapalhar a tentativa da manutenção.
Como alternativa, se sua loja estiver normalmente cheia de clientes, fazer o trabalho de serviço pode ser mais assustador. Quando os clientes veem rotineiramente a maioria das máquinas ocupadas com outros serviços, eles vão para outro lugar. Sua equipe terá que esperar para usar algumas máquinas que estão ocupadas pelos clientes, mas tempo é dinheiro. Se tiverem um trabalho que deve ser feito rapidamente, serão forçados a usar as máquinas erradas para o trabalho. Então, o que pode ser feito para diminuir esse tipo de impacto?
Tenho algumas soluções para compartilhar. Principalmente coisas de bom senso que você já deve ter pensado. Alguns foram sugeridos em colunas anteriores (confira as traduções navegando aqui). Nem todas essas soluções são palatáveis, o que significa que você precisará descobrir o quanto de sacrifício precisará fazer, em nome de se obter maior renda.
SOLUÇÕES FAVORITAS DO AUTOR (PAUL RUSSO)
Use uma equipe de turno da noite ("night shift", "graveyard shift") - Esta é a melhor solução. Você também obtém o melhor retorno possível na medida em que maximiza seus custos de ocupação. (Por que pagar o aluguel apenas com negócios diurnos?)
Algumas lavanderias self service fecham suas portas ao público depois de uma certa hora e simplesmente têm uma equipe durante a noite para processar a roupa. É a maneira mais fácil e eficiente de sua equipe realizar o trabalho.
Como eu estava localizado na cidade de Nova York - "A cidade que nunca dorme" - optei por permitir que os clientes de autoatendimento funcionassem 24 horas por dia, 7 dias por semana. As horas da noite foram muito mais lentas, permitindo-nos fazer muito trabalho sem maiores problemas. Por motivos de segurança, trancávamos as portas da meia-noite às 6h, mas os clientes podiam usar a loja se mostrassem a roupa que precisasse ser lavada. Nós simplesmente os deixávamos entrar e a porta ficava trancada. Os horários mais silenciosos eram das 01h00 da manhã às 05h00.
Não me sentia confortável deixando apenas um funcionário no lavanderia durante a noite. Se o seu trabalho de serviço for abundante o suficiente, você pode contratar dois ou mais colaboradores durante este turno, apesar do fato de que você ter que pagar taxas noturnas mais altas. Mantenha sua lavanderia bem iluminada e suas janelas limpas e desobstruídas; use um sistema “buzz-in” (alerta de entrada) adicionados de botões de alarme silenciosos; e instale um sistema de vigilância de alta qualidade.
Programe o trabalho para seu benefício — Descreva e elabore toda a sua jornada de serviço para ter tempo de sobra. Acredito que esta seja a próxima melhor solução para manter uma equipe noturna.
Com as devoluções, parece que alguns clientes precisam recuperá-las imediatamente, mas muitas vezes não aparecem por uma semana após a data em que deveriam recebê-las! Muito frustrante quando você não tem espaço ou tempo em sua operação.
Portanto, treine os seus clientes. Muitos deles são flexíveis, mas você precisará saber como "comandar as rédeas".
Se você perguntar: “Então, quando você quer sua roupa de volta?”; muitos clientes dirão instintivamente naquela noite ou no dia seguinte, o que pressionará todo o sistema operacional da lavanderia. Ouvi mais de um funcionário prometer que deixaria a roupa pronta mais tarde, naquele dia ou à noite, tentando impressionar o cliente na esperança de receber alguma gorjeta.
Se você estragar todos os clientes esperando que suas roupas sejam devolvidas imediatamente, você não terá espaço de manobra para os clientes de verdadeira emergência. Você terá que trazer mais ajuda para fazer o trabalho com pressa, e a loja ficará desnecessariamente lotada, irritando a maioria de seus clientes de autoatendimento.
O que é pior, se você acostumar os clientes a esperar um atendimento rápido, eles começarão a aparecer no último minuto para desistir. Se estivéssemos presos em alguma emergência e não pudéssemos fazer isso por eles, eles surtavam.
Então, eu disse à minha equipe para perguntar a um cliente que estava deixando a roupa na segunda-feira se uma quarta ou quinta-feira seria aceitável. Metade do tempo, eles disseram que estava tudo bem. Então, não havia pressa e tínhamos espaço para os verdadeiros trabalhos urgentes.
Na Parte 2, que será traduzida e postada em breve: Problemas e opções de armazenamento
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