Como lavar as roupas durante as viagens de férias
Como viajar e manter as roupas limpas sem estresse? Confira algumas dicas para não ter problemas nesse momento de descanso
Para facilitar o cuidado com roupas durante as viagens, as dicas começam na hora de faze a mala:
evite roupas muito claras, que sujam com facilidade (Foto: Freepik / CreativeCommons)
Viagem para praia, campo ou cidade, não importa. Lavar as roupas durante esse período de descanso é sempre uma questão a ser equacionada, principalmente em famílias com crianças ou longas temporadas.
"Se não houver estrutura de casa para isso, pode ser uma dor de cabeça desnecessária nesse momento de lazer", diz Angelo Max Donaton, CEO da Lavô, rede de lavanderias self-service. Por isso, falamos com especialistas no assunto para facilitar o trabalho.
Arrumando a mala
As dicas começam antes da viagem. "Planeje a mala evitando roupas muito claras, que sujam com mais facilidade", diz a personal organizer Juçara Monaco. Se for possível, tente não misturar muitas cores diferentes, assim, fica mais fácil de colocar todas as peças juntas, sem necessidade de muitas lavagens.
Sacos de lavar roupa
Outra ação sugerida pela personal organizer é, se você for deixar algumas roupas sujas na mala, leve sacos de lavar roupa para não misturar com as peças limpas.
Separe as peças e ajuste os ciclos
Separar as roupas por cores facilita muito na hora da lavagem, principalmente fora de casa. Biquínis, maiôs e sungas também devem ser separadas, mas, antes de colocar na máquina, é necessário retirar todo o excesso de areia. “Para cada lavagem é necessário ajustar o ciclo. No caso de peças íntimas e de banho, por exemplo, o ciclo de roupas delicadas é o mais indicado”, ensina o CEO.
Priorize na hora de lavar
Dependendo do clima local, algumas peças são prioridade e outras podem aguentar um pouco até a volta para casa, como casacos e calças, que podem ser usados mais vezes e precisam de atenção ao serem lavadas fora de casa, principalmente nos destinos com baixas temperaturas.
“Esse cuidado com o clima do local se deve ao fato de serem peças mais pesadas e de difícil secagem. Uma opção é o uso de lava e seca, mas, nesse caso, é necessário atenção ao tecido e ao tempo de secagem para evitar o encolhimento”, avisa Angelo.
Se não for possível lavar na máquina, lave na mão
Para isso, Juçara sugere usar a pia do banheiro ou a banheira se estiver em hotel. "Aproveite um tubo pequeno de xampu para levar sabão líquido. Em alguns países há no mercado sachês de sabão em pó e até amaciante", conta ela. Depois, deixe secar em cabides, cadeiras ou na cabeceira da cama.
Recorra às lavanderias
Se não for possível você mesmo lavar, pense no serviço especializado. Ao contrário do que muitos pensam, Angelo diz que o uso de lavanderias já deixou de ser um luxo. Além da economia de tempo – podendo lavar e secar as roupas no mesmo ciclo –, o custo do serviço vale a pena, principalmente nessas situações. "Você pode usar a lavanderia do hotel ou procurar uma de rua", complementa Juçara.
- via CASA & JARDIM, autoria de Rosana Ferreira
Comentários